2 de junho de 2010

Brasil vence do Zimbábue por 3 x 0

O jogo

Aos 19 min, um lance que gerou preocupação nos brasileiros: após contragolpe em velocidade, Owidy Karuru recebeu frente a frente com Júlio César e chutou por cima. Na jogada, porém, acertou o goleiro na região lombar - Júlio pediu para ser trocado por precaução e deu lugar a Gomes.

Um minuto depois de entrar em campo, o goleiro do Tottenham já precisou trabalhar, naquela que foi a melhor oportunidade do Zimbábue. O lateral Gilbert Mapemba cruzou e Musona desviou de cabeça com estilo. Atento, Gomes espalmou.

Nos últimos minutos da etapa inicial, o Brasil adicionou objetividade ao toque de bola do meio-campo e começou a criar chances. As primeiras foram com Robinho e Luís Fabiano, que finalizaram com certo perigo.

Com 40 min, enfim, o gol brasileiro surgiu. Luís Fabiano foi derrubado na entrada da área e, quando todos esperavam por Elano na cobrança, foi Michel Bastos quem surpreendeu e bateu firme, de perna esquerda, sem qualquer chance para o goleiro Sibanda. Foi o primeiro gol do camisa 6 em seu quarto jogo com a camisa da Seleção Brasileira.

3 min depois, se aproveitando de espaços na defesa do Zimbábue, os brasileiros dobraram a vantagem: Maicon fez um lançamento de trivela e Robinho, no contra-ataque, finalizou com estilo e de pé direito.

O Brasil retornou para o segundo tempo com mais 3 alterações: entraram Daniel Alves, Luisão e Júlio Baptista nos lugares de Maicon, Lúcio e Kaká. E Daniel e Júlio, já aos 10 min, mostraram serviço: após linda tabela, o lateral do Barcelona passou para Elano, livre, só empurrar para dentro do gol.

O controle da partida continuou nas mãos dos brasileiros, também beneficiados pela saída de Benjani Mwaruwari, o mais importante jogador do Zimbábue, que deixou o gramado por cansaço. Robinho teve 2 oportunidades de gol, mas não fez. Em seguida, também cansado, deu lugar a Nilmar. Pouco antes, Luís Fabiano já havia sido trocado por Grafite.

O Brasil ainda ameaçou pelo menos duas vezes: em falta batida por Thiago Silva e em boa chance de Elano que passou rente à trave. Nos instantes finais, os brasileiros só trocaram passes e se pouparam.

O último jogo do Brasil antes da estreia na Copa do Mundo será contra a Tanzânia, na próxima segunda-feira, em Dar Es Sallam, cidade do país africano. O primeiro compromisso no Mundial é em 15 de junho contra a Coreia do Norte.

Ficha Técnica

Zimbábue 0 x 3 Brasil

Gols:
Brasil: Michel Bastos, aos 41min e Robinho, aos 43min do 1º tempo; Elano, aos 10min do 2º tempo

Ponto Forte do Zimbábue
Início animado com jogadas de ataque

Ponto Forte do Brasil
Toque de bola rápido no meio-campo

Ponto Fraco do Zimbábue
Espaços na defesa

Ponto Fraco do Brasil
Nenhum

Personagem do jogo
Michel Bastos, que fez seu primeiro gol com a camisa da Seleção

Lance polêmico
De arbitragem, nenhum, mas Robinho e Felipe Melo reclamaram de entradas duras dos adversários do Zimbábue

Esquema Tático do Brasil
4-2-3-1
Júlio César (Gomes); Maicon (Daniel Alves), Lúcio (Luisão), Thiago Silva e Michel Bastos; Gilberto Silva e Felipe Melo; Elano, Kaká (Júlio Baptista) e Robinho (Nilmar); Luís Fabiano (Grafite)
Treinador: Dunga

Esquema Tático do Zimbábue
4-3-3
Edmore Sibanda; Gilbert Mapenba, Zvenyika Makonese (Thomas Svesve), Method Mwanjali e Zhaimu Jambo; Tinashe Nengomasha, Ashley Rambanepasi (Steven Alumenda) e Owidy Karuru (Vusa Nyomi); Quincy Antipas (Nyasha Mushekwi), Benjani Mwaruwari (Kingston Knata) e Musona Knowledge
Treinador: Norman Mapeza

Árbitro
Abdul Basit Ebrahim (África do Sul)

Local
Estádio Nacional de Harare, no Zimbábue

4 comentários:

  1. Brasil, Brasil, Brasil...

    Começando, como dizem por aqui, "em grande" na Copa :D

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  2. Brigada Drica, às vezes a gente pensa no feriado só como feriado e esquece o significado!

    Ps. Adorei o seu blog sobre a copa! Tudo de bom!!
    bjs

    www.minhacatwalk.com

    ResponderExcluir
  3. Assisti o amistoso e fiquei preocupado. A seleção de Zimbábue é nota 3,5 e conseguiu pressionar o Brasil se fosse uma seleção nota 6 faria no minimo 2 gols. Robinho e Felipe Melo reclamaram de entradas fortes mas se fosse pra "tirar o pé" era melhor Zimbábue nem ter entrado em campo.

    ResponderExcluir
  4. É verdade isso que Rafael disse...
    Acho que estamos comemorando antecipadamente.
    :(

    ResponderExcluir