10 de junho de 2010

Abertura da copa

O dia 11 de junho parece destinado a ser histórico na África do Sul. Nesta sexta-feira, começa a Copa do Mundo no país, a primeira no continente africano. Mas há 46 anos, o dia 11 de junho ficou marcado para o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. Em 1964, ele, junto de outras setes pessoas, foi condenado pelo crime de sabotagem na corte de Rivonia.

Condenados à prisão perpétua, eles foram levados à Ilha Robben, onde Mandela ficou preso durante 18 anos. Em 1982, ele foi transferido para a prisão Pollsmor. “Madiba”, como é chamado pelo povo sul-africano, foi libertado em 11 de fevereiro de 1990.

Outro evento muito importante aconteceu no dia 11 de junho de 1988. O show “Free Mandela” (Libertem Mandela) foi um evento no estádio de Wembley, em Londres, que pedia a liberdade para Nelson Mandela.

Segundo o neto de Nelson Mandela, Nkosi Zwelivelile Mandela, o ex-presidente estará presente na festa de abertura e assistirá aos primeiros minutos da partida entre África do Sul e México, no Soccer City, na próxima sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário